Origem
No começo do século XII, a arquitetura predominante era o estilo Romântico, mas já começava a aparecer os traços góticos que conduziam a uma evolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios.
No século XVI, a nova arquitetura foi chamada pelos profissionais do ramo de gótica, em função da sua aparência bárbara que dava a entender que tinha sido construída pelos godos (povo que invadiu o império Romano).
Tempos depois nome gótico ficou ligado a arquitetura de arcos e ogivas. A primeira diferença a ser notada em uma igreja gótica e uma romântica é justamente a presença de arcos e ogivas. Enquanto em um modo geral a igreja romântica apresenta uma único portal, a arquitetura das igrejas góticas apresentam três portais que dão acesso ás três naves do interior da igreja: Duas naves centrais e duas naves laterais.
Arcos de Ogiva
Os arcos de meia circunferência que haviam sido usados em igrejas e catedrais de arquitetura românica faziam com que todo o peso da construção fosse descarregado sobre as paredes, obrigando um apoio lateral resistente como pilares maciços, paredes mais espessas, poucas aberturas para fora tornando, consequentemente, o interior das estruturas eclesiásticas mais escuras e cada vez menos agradável.
Este arco foi substituído pelos arcos ogivais (também chamados de arcos cruzados). Isso dividiu o peso da abóbada central, consequentemente, descarregando-a sobre vários pontos, ao invés de um e também, podendo usar material mais leve para a abóbada ou mesmo para as bases de sustentação. No lugar dos sólidos pilares, foram usados colunas ligeiramente afinadas que passaram a receber o peso da abóbada. Deste modo, as paredes foram perdendo a importância como base de sustentação, passando a serem feitas com materiais frágeis como o vidro. Passaram a ser usados então, belos vitrais coloridos, dando origem a tão necessitada luminosidade no interior de igrejas e catedrais.
Abóbadas em cruzaria
As catedrais românicas possuíam um sistema estrutural baseado em espessas paredes e abóbadas semi circulares localizadas logo abaixo do telhado.
Estes sistemas estruturais deveriam ser espessas e com poucas aberturas, pois resistiam à esforços verticais e esforços horizontais, gerados pelo telhado, abóbada e por fortes ventos. Como o estilo arquitetônico gótico seguia as doutrinas religiosas da época, era necessário que as catedrais fossem exuberantemente altas, grande luminosidade e uma plena continuidade entre o início de seus pilares e o cume de suas abóbadas. Durante o auge da arquitetura gótica uma das principais características deste estilo arquitetônico foram as abóbadas ogivais, ou seja, com formato pontiagudo.
Gárgulas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYZHGYSd-LnEK4oxAGqSv15jK_a8PQO84bzFCDddmRcgdd5rM9-Mue7QyaYjX-6NYxfoUkLZTAO9djYtxJGWJBeNQWAWZRFXE9SMa3Fjcv_ivIrFZbsx6ICyzHYLPt8sSraFjPOyyg280d/s1600/imagesCAD5OHDU.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgob9VvqG04Dip1XwOvOv99WWq24mfN26y6p3S7Zadu10ZwoP9S47JbjPYaWoCq84yHMvLbi1GZIlq3pGNRZNn3E0wa_49a98hjiEo-E6IuLVcbzq74_5j61S8x_0O7W9ve7uHo0aU-qHmU/s1600/untitled.pngjydrtss.png)
Curiosidade: Os gárgulas agradam tanto que nos anos 90, fizeram até um desenho onde seus personagens são gárgulas
Iluminação
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUio64q7x5iqiQwdCq_0zO2_sWy0bwwwkKXK9Sm0ZW5ZpdsvG59HCQqKAXEwtK1uLOwDpMCr9rgeKpkIa_bnjCQcGwAVu3L50yDbgIpZDQliMnglehGMA4yE-BYWqZ9xLDp63mCiN839qL/s1600/imagesCAEMB3FA.jpg)
Assim como os vitrais, as rosáceas visam estabelecer um ambiente iluminado no interior das estruturas góticas, porém possuem algumas características diferentes. Assim como a arquitetura gótica no geral possui uma relação com a religiosidade as rosáceas dão ilusão da imagem de personagens bíblicos como Jesus Cristo que é representado pelo sol e Maria representada pela rosa.
Catedral de Notre-Dame de Chartres
( Catedral Notre-Dame de Chartres )
Entre os séculos XII e XVI, foi construída a catedral de NOTRE-DAME DE CHARTRES, na França. Na arquitetura dessa igreja,há muitos aspectos interessantes, mas o seu portal principal,conhecido como Portal Régio, é considerado pelos historiadores da arte como um dos mais belos conjuntos escultóricos do mundo.
O portal Régio é formado por três portais ( um ao centro e dois laterais) Diversamente de Saint-Denis, os três dão acesso á nave central da igreja.
Cada um desses portais apresentam um tímpano inteiramente preenchido por trabalhos esculturais. Os três tímpanos narram através dos trabalhos escultóricos, momentos diferentes da vida de Cristo. O tímpano apresenta um Cristo em majestade cercado pelos símbolos que representam os quatro evangelistas. O tímpano da esquerda mostra a ascensão de Cristo ao Céu após a ressurreição. No da direita está Maria com Jesus no Colo.
Outros aspectos que atraem a atenção são as delicadas colunas que ladeiam cada portal. Nessas colunas há figuras humanas representando reis e rainhas do antigo testamento, requintadamente trabalhadas nos traços fisionômicos e nos detalhes das roupas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeE40Ypu0oTTxNO11uOBzTK-bLpZHLE6ZxorH48uHak8MGVXFavoXZAW2CcLORb1Pgii2aHdOJhm9zwAVV5MkkFniVIlMkk0b40ePn3BEYkB8d5faz8jdYUkmk5PmSWOkoyHx3ubXmObDx/s320/mshshddb.png)
A catedral de Notre- Dame de Chartres nos encanta pela intensa beleza do conjunto escultórico do portal principal ou pela harmonia das linhas e vitrais do seu interior.
Notre Dame de Laon
A construção de Notre-Dame de Laon , na França, foi iniciada por volta de 1155 e prossegui até o final do século XII. Aqui o que mais chama a atenção é altura que ela foi construída 22 metros do chão até o topo da abóbada.
O interior está divida em quatro níveis:
Arcada principal é separa a nave principal das naves laterais, a galeria o trifório estreito corredor com arcada junto ás paredes e geralmente com três arcos em cada vão e clerestório.
A claridade interna (outro aspecto da arquitetura gótica) foi conseguida pelo grande número de janelas colocadas em todo os níveis, com exceção do trifório.
Mas foi a catedral de Notre-Dame em Paris que introduziu um novo recurso técnico: o arco boltante. Esse arco transmite a pressão de uma abóbada da parte superior de uma parede para os contrafortes externos.
Isso fez com que a s paredes laterais não tivesse mais a função de sustentar as abóbadas. Assim, o edifício gótico pôde abrasar do emprego das aberturas preenchidos com belíssimos vitrais.
Catedral de Notre-Dame Paris
A construção dessa catedral começou por volta de 1160. Trata-se de uma das maiores igrejas góticas do mundo, pois seu comprimento é de 150,20 metros e suas principais abóbadas estão á 32,50 metros do chão.
No século XIII o estilo gótico já estava plenamente amadurecido e ricamente ornamentado por vitrais e esculturas.
Em julho de 1194, um incêndio destruí grande parte da cidade,inclusive quase toda a catedral de Notre- Dame de Chartres. Da imensa igreja só restou a fachada oeste onde fica o portal Régio. Uma nova catedral foi construída. Também com formato de cruz,com capelas irradiantes mas dessa vez de ambulatório duplo, agora com o nome de Notre-Dame de Paris.
Internamente a parede foi dividida em três andares: arcada principal, trifório e clerestório. Essa divisão permitiu uma altura bastante grande para a igreja, pois a cúpula ficou á 36,50 metros do chão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnwUodBk52M3anhvfXF1S6kLLyPk89SsanIgciFT99Ur2i9_FXwahYj13pxffoSex2qfhLPGlRQXCvbpjgjlBpqPfSva8LHf6yRd-BNnJ8wZVbpV6AY-rh8TMuFc25dHhOAvq_rU343uwU/s320/notre-dame-vitral.jpg)
Os vitrais da catedral são aspecto da arquitetura que mais atrai a atenção dos visitantes. Seus azuis intensos e vermelhos vibrantes projetam uma luz violeta. O primeiro fica no coro da catedral; o painel de centro resistiu ao incêndio de 1994, mas os das laterais são do século XIII.
Sainte-Chapelle
Os aspectos mais belos e notáveis da construção, considerados os melhores do seu gênero em todo o mundo, são os seus vitrais .Não existe nenhuma menção direta ao arquitecto, mas o nome de Pierre de Montreuil, que reconstruiu a abside da Abadia Real de Saint-Denis e completou a fachada de Notre Dame, é por vezes associado ao projecto. Durante a Revolução Francesa a capela foi transformada em escritório administrativo e os vitrais foram tapados com enormes armários. A sua beleza oculta foi assim inadvertidamente preservada do vandalismo que sofreu em outras partes, tendo sido destruídos os assentos do coro e o painel do altar principal, o pináculo do tecto deitado abaixo e muitas das suas relíquias dispersas.
Saint-Denis
A Catedral Basílica de Saint Denis antigamente chamada de Abbaye de Saint-Denis é uma ampla igreja abacial na comuna de Saint-Denis, atualmente um subúrbio ao norte de Paris. A igreja abacial foi nomeada catedral em 1966 e é a residência do Bispo de Saint-Denis, Pascal Michel Ghislain Delannoy. O edifício é de importância ímpar histórica e arquiteturalmente.
Fundada no século VII por Dagoberto I onde São Denis, um santo padroeiro da França, foi sepultado, a igreja se tornou um local de peregrinadão e o mausoléu dos Reis Franceses, quase todo rei do séc. X ao séc. XVIII foi sepultado lá, assim como muitos dos séculos anteriores. (A igreja não foi utilizada para a coroação de reis, este papel sendo designado à Catedral de Reims; no entanto, rainhas eram comumente coroadas lá.) "Saint-Denis" logo se tornou a abadia de um crescente complexo monástico. No século XII o Abade Suger reconstruiu partes da abadia usando inovadas características estruturais e decorativas, que foram extraídas de uma série de outras fontes. Ao fazer isso, ele afirmou ter criado o primeiro edifício verdadeiramente gótico. A nave do séc. XIII da basílica também é o protótipo do estilo gótico radiante, e forneceu um modelo de arquitetura para catedrais e mosteiros do norte da França, Inglaterra e outros países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário