Arquitetura

Origem


No começo do século XII, a arquitetura predominante era o estilo Romântico, mas já começava a aparecer os traços góticos que conduziam a uma evolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios. No século XVI, a nova arquitetura foi chamada pelos profissionais do ramo de gótica, em função da sua aparência bárbara que dava a entender que tinha sido construída pelos godos (povo que invadiu o império Romano).

Tempos depois nome gótico ficou ligado a arquitetura de arcos e ogivas. A primeira diferença a ser notada  em uma igreja gótica e uma romântica é justamente  a presença de arcos e ogivas.  Enquanto em um modo geral a igreja romântica apresenta uma único portal, a arquitetura das igrejas góticas apresentam três portais que dão acesso ás três naves do interior da igreja: Duas naves centrais e duas naves laterais.




Arcos de Ogiva



Os arcos de meia circunferência que haviam sido usados em igrejas e catedrais de arquitetura românica faziam com que todo o peso da construção fosse descarregado sobre as paredes, obrigando um apoio lateral resistente como pilares maciços, paredes mais espessas, poucas aberturas para fora tornando, consequentemente, o interior das estruturas eclesiásticas mais escuras e cada vez menos agradável.

Este arco foi substituído pelos arcos ogivais (também chamados de arcos cruzados). Isso dividiu o peso da abóbada central, consequentemente, descarregando-a sobre vários pontos, ao invés de um e também, podendo usar material mais leve para a abóbada ou mesmo para as bases de sustentação. No lugar dos sólidos pilares, foram usados colunas ligeiramente afinadas que passaram a receber o peso da abóbada. Deste modo, as paredes foram perdendo a importância como base de sustentação, passando a serem feitas com materiais frágeis como o vidro. Passaram a ser usados então, belos vitrais coloridos, dando origem a tão necessitada luminosidade no interior de igrejas e catedrais.

Abóbadas em cruzaria




As catedrais românicas possuíam um sistema estrutural baseado em espessas paredes e abóbadas semi circulares localizadas logo abaixo do telhado.
Estes sistemas estruturais deveriam ser espessas e com poucas aberturas, pois resistiam à esforços verticais e esforços horizontais, gerados pelo telhado, abóbada e por fortes ventos. Como o estilo arquitetônico gótico seguia as doutrinas religiosas da época, era necessário que as catedrais fossem exuberantemente altas, grande luminosidade e uma plena continuidade entre o início de seus pilares e o cume de suas abóbadas. Durante o auge da arquitetura gótica uma das principais características deste estilo arquitetônico foram as abóbadas ogivais, ou seja, com formato pontiagudo.


Gárgulas






O que eu mais gosto na arquitetura gótica são as esculturas de gárgulas. Eles tem a função de escorrer a água da chuva. Acreditasse que a função das esculturas de gárgulas servem para espantar os maus espíritos.



Curiosidade: Os gárgulas agradam tanto que nos anos 90, fizeram até um desenho onde seus personagens são gárgulas


















Iluminação





O vitral é um importante elemento da arquitetura gótica. Os vitrais levam imagens de passagens bíblicas.
Assim como os vitrais, as rosáceas visam estabelecer um ambiente iluminado no interior das estruturas góticas, porém possuem algumas características diferentes.  Assim como a arquitetura gótica no geral possui uma relação com a religiosidade as rosáceas  dão  ilusão  da imagem  de personagens bíblicos como Jesus Cristo  que é representado pelo sol e Maria representada pela rosa.








Catedral  de Notre-Dame  de Chartres






( Catedral Notre-Dame de Chartres )
 
Entre os séculos XII e XVI, foi construída a catedral de NOTRE-DAME  DE CHARTRES, na França.  Na arquitetura dessa igreja,há muitos aspectos interessantes,  mas o seu portal principal,conhecido como Portal Régio, é considerado pelos historiadores  da arte como  um dos mais belos conjuntos escultóricos do mundo.

O portal Régio é formado por três portais ( um ao centro e dois laterais) Diversamente de Saint-Denis, os três dão acesso á nave central da igreja.

Cada um desses portais apresentam um tímpano inteiramente preenchido por trabalhos esculturais. Os três tímpanos narram através dos trabalhos escultóricos, momentos diferentes da vida de Cristo. O tímpano  apresenta um Cristo em majestade cercado pelos símbolos que representam  os quatro evangelistas. O tímpano da esquerda mostra a ascensão de Cristo ao Céu após a ressurreição. No da direita  está Maria com Jesus no Colo.

Outros aspectos que atraem  a atenção são as delicadas colunas que ladeiam cada portal. Nessas colunas há figuras humanas representando reis e rainhas do antigo testamento, requintadamente trabalhadas nos traços fisionômicos  e nos detalhes das roupas.


A catedral de Notre- Dame de Chartres nos encanta pela intensa beleza do conjunto escultórico do portal principal ou pela harmonia das linhas e vitrais do seu interior.











Notre Dame de Laon




A construção de Notre-Dame de Laon , na França, foi iniciada por volta de 1155 e prossegui até o final do século XII. Aqui o que mais chama a atenção é altura que ela foi construída 22 metros do chão até o topo da abóbada.



O interior está divida em quatro níveis:

Arcada principal é separa a nave principal das naves laterais, a galeria o trifório estreito corredor com arcada junto ás paredes e geralmente com três arcos em cada vão e clerestório.

A claridade interna (outro aspecto da arquitetura gótica) foi conseguida pelo grande número de janelas colocadas em todo os níveis, com exceção do trifório.

Mas foi a catedral de Notre-Dame em Paris  que introduziu um novo recurso técnico: o arco boltante. Esse arco transmite a pressão de uma abóbada da parte superior de uma parede para os contrafortes externos.

Isso fez com que a s paredes laterais não tivesse mais  a função de sustentar  as abóbadas. Assim, o edifício  gótico pôde  abrasar do emprego das aberturas preenchidos com belíssimos vitrais.




Catedral de Notre-Dame Paris




A construção dessa catedral começou por volta de 1160. Trata-se  de uma das maiores igrejas góticas do mundo,  pois seu comprimento é de 150,20 metros e suas principais  abóbadas   estão á 32,50 metros do chão.



No século XIII o estilo gótico já estava plenamente amadurecido e ricamente ornamentado  por vitrais  e esculturas.
Em  julho de 1194, um incêndio destruí grande parte da cidade,inclusive quase toda a catedral de Notre- Dame de Chartres. Da imensa igreja só restou a fachada oeste onde fica o portal Régio. Uma nova catedral foi construída. Também com formato  de cruz,com capelas irradiantes mas dessa vez de ambulatório duplo,  agora com o nome de Notre-Dame de Paris.

Internamente a parede foi dividida em três andares: arcada principal, trifório e clerestório. Essa divisão permitiu uma altura bastante grande para a igreja, pois  a cúpula ficou á 36,50 metros do chão.


O interior é bem iluminado , a claridade vem das janelas do clerestório pelas janelas das paredes externas das naves laterais e pelos vitrais.

Os vitrais da catedral são aspecto da arquitetura que mais atrai a atenção dos visitantes. Seus azuis  intensos e vermelhos vibrantes projetam uma luz violeta. O primeiro fica no coro da catedral; o painel de centro resistiu ao incêndio de 1994, mas os das laterais são do século XIII.










Sainte-Chapelle







Os aspectos mais belos e notáveis da construção, considerados os melhores do seu gênero em todo o mundo, são os seus vitrais .Não existe nenhuma menção direta ao arquitecto, mas o nome de Pierre de Montreuil, que reconstruiu a abside da Abadia Real de Saint-Denis e completou a fachada de Notre Dame, é por vezes associado ao projecto. Durante a Revolução Francesa a capela foi transformada em escritório administrativo e os vitrais foram tapados com enormes armários. A sua beleza oculta foi assim inadvertidamente preservada do vandalismo que sofreu em outras partes, tendo sido destruídos os assentos do coro e o painel do altar principal, o pináculo do tecto deitado abaixo e muitas das suas relíquias dispersas.




Saint-Denis


 
 
A Catedral Basílica de Saint Denis antigamente chamada de Abbaye de Saint-Denis é uma ampla igreja abacial na comuna de Saint-Denis, atualmente um subúrbio ao norte de Paris. A igreja abacial foi nomeada catedral em 1966 e é a residência do Bispo de Saint-Denis, Pascal Michel Ghislain Delannoy. O edifício é de importância ímpar histórica e arquiteturalmente.
Fundada no século VII por Dagoberto I onde São Denis, um santo padroeiro da França, foi sepultado, a igreja se tornou um local de peregrinadão e o mausoléu dos Reis Franceses, quase todo rei do séc. X ao séc. XVIII foi sepultado lá, assim como muitos dos séculos anteriores. (A igreja não foi utilizada para a coroação de reis, este papel sendo designado à Catedral de Reims; no entanto, rainhas eram comumente coroadas lá.) "Saint-Denis" logo se tornou a abadia de um crescente complexo monástico. No século XII o Abade Suger reconstruiu partes da abadia usando inovadas características estruturais e decorativas, que foram extraídas de uma série de outras fontes. Ao fazer isso, ele afirmou ter criado o primeiro edifício verdadeiramente gótico. A nave do séc. XIII da basílica também é o protótipo do estilo gótico radiante, e forneceu um modelo de arquitetura para catedrais e mosteiros do norte da França, Inglaterra e outros países.



Nenhum comentário:

Postar um comentário