Música

Rock Gótico



 

Descrição





Rock gótico é um subgênero do pós-punk que surgiu no fim dos anos 70, música característica da subcultura gótica, é inspirado principalmente nos pensamentos de solidão, obscuridade e morte e com o estilo que vai contra o convêncionismo da sociedade.



Origem


No final dos anos 70 e início dos anos 80, a  agressividade típica movimento punk começam a ceder lugar a uma profunda depressão e um sentimento de insatisfação de um lado e falta de perspetiva do outro.

Os anos 80 ficou popularmente conhecida como a década perdida, devida as crises politicas e econômicas vividas em todo o mundo. No meio desse cenário de medo da sociedade surge um novo estilo musical denominado estilo gótico, deixando para trás o estilo alegre da dance music dos anos 70.

Em 1976  em Manchester, Inglaterra foi formada a banada Joy Division com um estilo pós-punk. As principais característica da sonoridade dessa banda eram a melancolia, com letras depressiva. A banda acabou em 18 de Maio de 1980 após o suicídio do vocalista e guitarrista ocasional, Ian Curtis.

Mesmo ter durado um curto tempo a banda deixou como legado o rock mais melancólico e desesperado já feito, sendo uma das bandas mais representativas do movimento pós-punk, o novo estilo musical ganhou esse  substitulo musical do rock, por que apresentava elementos musicais do punk mas com uma dose de melancolia mais acentuada.

 E é dentro do pós-punk que encontramos as mais representativas bandas do chamado estilo gótico, que no Brasil também foi chamado de "dark", devido a preferência por roupas pretas de seus adeptos.


No mesmo ano em 1976 em Crawley, Inglaterra também surge a banda The Cure que também mantem seu estilo com canções com temas como melancolia, morte, desespero, abandono, decepções amorosas e falta de perspetivas, mas diferente da banda Joy Division a banda The Cure mantinha uma imagem mais pesada com o cantor da banda Robert Smith usando maquiagem com tons escuros e um visual mais dark.


Entretanto a concretização do gótico como um  gênero musical  esteve a cargo de um quarteto de Northampton (Inglaterra), que em seu primeiro single fala de Bela Lugosi, famoso vampiro dos cinemas  dos anos 30, e cujo vocalista Peter Murphy delirava pesadelos com sua voz soturna sob um baixo pesadão e efeitos macabros de guitarra, falando de temas como morte, vampiros, morcegos e rituais pagãos. O nome do grupo, Bauhaus era uma referência a escola alemã de arquitetura que na década de 1930 teve suas portas fechadas pelos nazistas devido a ligações com o expressionismo alemão, considerado por Hitler uma "arte degenerada".

A voz igualmente soturna de Andrew Eldritch foi o selo definitivo do movimento gótico, sendo seu grupo, "The Sister of Mercy" considerado, com toda razão,um dos maiores representantes desse gênero musical,  Dois ex-membros do SOM formaram ainda um outro grupo seminal do gótico em 1985, "The Mission".

Também na década de 70 destacou-se a cantora Siouxsie Sioux (verdadeiro nome é Susan Janet Ballion) que mais tarde passou a ser vocalista da banda punk Siouxsie and the Banshees, e de seu projeto paralelo formado com Budgie, a banda The Creatures. Considerada uma das mais importantes artistas de sua geração e um dos ícones do rock desde a década de 1970 até aos dias de hoje, influenciando vários artistas de sua época e posteriormente.
 
 Bandas como Clan of Xymox,  Opera Multi Steel,  Cult, Switchblade Symphony,Mission,  Love is Colder than Death, Poesie Noire entre outras também fazem parte do cenário gótico.




Gothic Metal

Descrição:

Gothic metal é um gênero do heavy metal que evoluiu , e caracteriza-se por seu clima melancólico e um enfoque sombrio em temas como religião, sexualidade, obscuridade e morte.


Origem


Na década de 90, o gótico virou um estilo musical hoje conhecido como Gothic Metal. Esse novo gênero com toda a obscuridade, a melancolia, do gótico tradicional mas com sinfonia, vocais líricos e guturais.

 
Uma das principais inovações do gothic metal é o contraste entre os  vocais líricos e os vocais guturais.
After Forever,Epica, Within Temptation, Sirenia, Tristania, Nightwish, The Sins of Thy Beloved, Theatre of Tragedy,entre outras são algumas das diversas bandas que possuem esse contraste.



Um dos países onde mais nascem bandas desse gênero é a  Finlândia, onde surgiram as bandas HIM, Nigtwish Die, The 69 Eyes, entre outros.


Muitas bandas famosas surgirão de novas formações ou do fim de bandas que já faziam sucesso no cenário do Gothic Metal Como:

Mark Jansen (15 de Dezembro de 1978) é um compositor, arranjador, orquestrador, cantor,  vocalista extremo, guitarrista e fundador membro da banda After Forever e em 2002 fundou a banda Epica.
A banda Sirenia teve origem em 2001 de pois que Morten Veland (nascido em 4 de Dezembro de 1977) saiu da banda Tristania.  Em 2009 Valand fundou uma nova banda chamada Mortemia.


Vou falar sobre um pouco (bem pouco) sobre outros subgeneros do gótico, eu particularmente não me interesso nesses estilos mas vou falar assim mesmo.

Industrial

Descrição:

Fugindo da sonoridade bem elaborada do Gotic metal, é um subgenero conhecido como Gothic Industrial.


Origem

O termo Industrial teria sido sugerido pelo músico e performer Monte Cazazza: "música industrial para pessoas industriais". Industrial constituía em buscar fazer algo musical sem melodia ou mesmo sem instrumentos, usando de objetos cotidianos ou industrializados. As sonoridades podiam tanto ser extremamente delicadas como totalmente perturbadoras e agressivas.
 
Em 1980, nasceu a banda alemã Einsturzende Neubauten  alemã de música experimental fundada em 1980 em  Berlim , uma das primeiras bandas de Industrial, seguindo os passos de Monte Cazazza. Einstürzende Neubauten significa "Novos Prédios Desabando", sendo considerada uma banda ícone do gênero.

Mais recentemente, ao longo dos anos 90, se popularizou um estilo chamado Industrial, com muitos elementos de Metal, mas que não tem mais quase nada da experimentação do Industrial original.

 

E.B.M. (Eletronic Body Music)



Descrição:


A EBM é outro dos estilos surgidos do experimentalismo eletrônico dos anos 80, estando em meio termo como Industrial e gerando subgêneros.

 

Origem



Entre os anos 80, o grupo belga Front 242 inventou o termo EBM (eletronic body music) para explicar o som que eles faziam. A música EBM consiste em um som  de timbres eletrônicos com sintetizadores distorcidos, letras agressivas.

Embora o som industrial e o EBM tenham surgido da mesma forma e uma grande semelhança, ainda sim  existem diferença entre esses gêneros.


Bandas conhecidas como EBM antigo, entre outras: Front 242, Die Krupps, Nitzer Ebb, A split a second, The Neon Judgement, entre outras.

Entre os anos 90 algumas bandas de EBM começaram a produzir um som mais pop, mais suave para aumentarem as vendas e popularizar o som, com isso surgiu o Futurepop.

Existe uma variante do EBM que algumas pessoas chamam de Harsh EBM (ou Terror EBM, Agrotech) surgida no começo dos anos 90, contendo batidas distorcidas, Sintetizadores, com letras e batidas agressivas. As principais bandas desse gênero são: Suicide Commando, Unter Null, Grendel, Waldgeist, Tactical Sekt.


 

                                               Por: Jeysy Lima

3 comentários:

  1. Boa noite! Gostaria de divulgar o trabalho da minha banda, como faço?

    ResponderExcluir
  2. Há algo sobre The Rasmus? É uma banda finlandesa, pode ser considerada gótica?

    ResponderExcluir